The Embassy

Quick links

Home

Ambassador

Brazil in brief

Government

Foreign Ministry

Consular Service

Economic & Trade Div.

Tourism Information

News and Events

Sitemap

Embassy Directory

Honorary Consuls

Contact Us

 

Contact

Tel:+(9661)4880018/25

Fax:+(9661) 4881073

P.O. Box 94348,

Riyadh 11693

Kingdom of Saudi Arabia

 

 

 

Jurisdi��o: Ar�bia Saudita, Om� e I�men        

Aberto ao p�blico: das 10:00 �s 13:00  e das 14:00 �s 16:00 horas,

de s�bado a quarta-feira, exceto feriados.

 

Certido de Nascimento

Para adquirir a nacionalidade brasileira, todo filho de brasileiro, nascido no Ar�bia Saudita, Om� ou I�men, deve ter a certid�o de nascimento registrada nesta Embaixada, em Consulado brasileiro sediado em outro pa�s ou faz�-lo diretamente no Brasil.

 

A) Para efetuar na Embaixada do Brasil em Riade o Registro de Nascimento de crian�as nascidas na Ar�bia Saudita, Om� ou I�men, dever�o ser apresentados os seguintes documentos:

  1. Original da certid�o de nascimento da Ar�bia Saudita, Om� ou I�men, Formul�rio para registro de nascimento fornecido pelo Setor Consular , a ser preenchido pelo(a) declarante que dever� ser o pai ou m�e brasileiro(a), ou mesmo estrangeiro(a), desde que fique comprovado documentalmente que pelo menos um dos pais � brasileiro. O declarante dever� comparecer pessoalmente ao Setor Consular da Embaixada do Brasil em Riade, para assinar o Livro de Registros.

  2. Formul�rio de Matr�cula de Cidad�o Brasileiro preenchido pelo(s) pai(s) que tiver(em) a nacionalidade brasileira.

  3. Passaporte ou carteira de identidade dos pais da crian�a.

  4. Certid�o de casamento brasileira dos pais da crian�a se forem casados entre si (se os pais s�o casados no exterior, a certid�o de casamento estrangeira dever� ser previamente transcrita em um Consulado brasileiro ou diretamente no Brasil - vide instru��es para Registro de Casamento).

  5. Se os pais n�o forem casados entre si, ou se o casamento n�o houver sido registrado em reparti��o consular brasileira, apresentar a certid�o de nascimento de cada um dos pais, sendo que o pai ou m�e de nacionalidade saudita, omanita e iemenita deve apresentar a certid�o de nascimento "Full Birth Certificate".

  6. Caso um dos pais ainda esteja legalmente casado com terceira pessoa, ambos, o pai e a m�e da crian�a, dever�o comparecer pessoalmente ao Setor Consular da Embaixada para efetuar o registro de nascimento.

  7. Somente ser�o aceitas solicita��es de registro de nascimento que estejam instru�das com a documenta��o completa.

O Registro de Nascimento e a primeira Certid�o de Registro s�o gratuitos.

Prazo de entrega: m�nimo de 10 dias �teis.

 

Observa��es:

  • Para que se possa fazer o registro de nascimento ocorrido na Ar�bia Saudita, Om� ou I�men, o interessado dever� legalizar a certid�o de nascimento original.

  • Para produzir efeitos no Brasil, o Registro Consular de Nascimento dever� ser transcrito no Cart�rio do Primeiro Of�cio do domic�lio do registrado, ou, na falta de resid�ncia ou domic�lio no Brasil, no Cart�rio do Primeiro Of�cio do Distrito Federal.

  • Segunda via: Os pedidos de 2a via ser�o atendidos mediante pagamento de uma taxa de SR 22,50. O pagamento  poder� ser feito em dinheiro ou depositado na conta 1908189, Samba Bank, Diplomatic Quarter Branch, Riyadh. Neste caso, dever� ser apresentado o comprovante do dep�sito.

  • Prazo de entrega: 5 dias �teis.

 

B) Para registrar no no Setor Consular da Embaixada do Brasil em Riade o nascimento ocorrido em outro pa�s:

 

O nascimento de brasileiro ocorrido em outro pa�s que n�o na Ar�bia Saudita, Om� e I�mem pode ser registrado na Embaixada do Brasil em Riade, desde que a Certid�o de Nascimento original tenha sido legalizada pelo Consulado Brasileiro do pa�s e jurisdi��o onde o documento tenha sido emitido. A legaliza��o do documento pode ser providenciada pelo interessado junto ao Consulado competente.

O declarante dever�, ademais, apresentar os documentos exigidos para o registro de nascimento ocorrido na Ar�bia Saudita, Om� ou I�mem (vide cap�tulo A itens 2 a 7).

 

C) Para fazer o Registro de Nascimento de crian�a nascida no exterior diretamente no Brasil, o interessado deve:

  1. Se o nascimento ocorreu na Ar�bia Saudita, Om� e I�mem , legalizar o original da Certid�o de Nascimento de formato completo ("Full Birth Certificate") no Setor Consular da Embaixada do Brasil em Riade; para o que � necess�rio o pagamento de SR 90.00 .

  2.  Ter a Certid�o de Nascimento traduzida para o portugu�s, no Brasil, por Tradutor Oficial Juramentado.

Apresentar a Certid�o de Nascimento para registro no Cart�rio do Primeiro Of�cio do Registro Civil do domic�lio do registrando ou, caso n�o tenha resid�ncia ou domic�lio no Brasil, no Cart�rio do Primeiro Of�cio do Registro Civil do Distrito Federal. (Para maiores informa��es contatar o Cart�rio onde ser� feito o registro no Brasil). 

Copyright�2008 Brazilian Embassy in Riyadh, Saudi Arabia.